Enunciado

Escreva a Estrutura de Lewis, incluindo estruturas de Ressonância quando apropriado, do íon oxalato, C2042- (existe uma ligação C-C com dois átomos de oxigênio ligados a cada átomo de carbono). Dê a carga formal de cada átomo.

Passo 1

No primeiro passo, iremos montar a estrutura de Lewis do Oxalato, depois disso, ver se cabe a ressonância e calcular as cargas formais de cada átomo.

Passo 2

O enunciado foi bonzinho, ele já nos deu uma estratégia de como começar, então, vamos seguir exatamente o que ele falou.

Então, percebemos que tanto os Oxigênios, comos os Carbonos não estão estáveis. Vamos torna-lo mais apresentável, com o elemento menos eletronegativo fazendo todas as suas ligações, neste caso, o Carbono.

Teremos então, que cada carbono fará uma ligação dupla com o oxigênio.

Mas ainda não acabou, Temos dois Oxigênios que não estão estáveis, porém todos os outros elementos da molécula estão. Vamos ter que colocar uma carga negativa em cada um deles.

Temos finalmente, sua estrutura de Lewis, mas sabe o que isso significa? A estrutura tem dois elétrons deslocalizados, ou seja, temos que desenhar todas as suas estruturas de Ressonância. Neste caso, como são quatro ligações com os mesmos átomos, temos quatro possibilidades. (Não podemos esquecer de colocar os pares de elétrons não compartilhados.

Passo 3

Para finalizar, vamos calcular as cargas formais de cada átomo. Lembrando que :

CF= V-(L+0,5 B). (Sendo V o número de valência, L o número de elétrons presentes nos pares isolados e B o nùmero de elétrons compartilhados.)

CF (C) =4-(0+0,5.8)= 0

CF (O-) =6-(6+0,5.2)= -1

CF (=O) =6-(4+0,5.4)= 0

Resposta

CF (C)= 0

CF (O-) = -1

CF (=O)= 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Desenhe a estrutura de Lewis mais importante das seguintes moléculas, Mostre todos os pares isoladas e as cargas formais. Desenhe todas as fórmulas de ressonância equivalentes. c)H2CNN
Desenhe a estrutura de Lewis mais importante das seguintes moléculas, Mostre todos os pares isoladas e as cargas formais. Desenhe todas as fórmulas de ressonância equivalentes. d)ONCN
2.53) Quais das seguintes espécies são radicais?a) NO2-b) CH3c) OHd)CH2O
2.48 – Será que HCN e HNC formam um par de estruturas de ressonância? Explique sua resposta.
2.54) Quais das seguintes espécies são radicais?a) ClO2b) Cl2Oc) BF4-d)BrO