Enunciado

Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CC em C2H2, C2H4 , C2H6. Explique seu raciocínio.

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? A questão pede ordenarmos o tamanho de ligação entre os carbonos do maior para o menor.

Temos que a ligação tripla é menor que a dupla que é a menor que a ligação simples. Pois, quanto mais um átomo está ligado a outro, menor será a distância entre eles.

Bora lá!

Passo 2

Escrevendo as estruturas de Lewis a seguir:

C2H2

C2H4

C2H6

Repare, que a única diferença entre as moléculas é que a ligação entre os carbonos em cada uma é de um tipo. Uma é simples, outra é dupla e outra é tripla, isso modifica o número de Hidrogênios por conta da tetravalência do Carbono. Logo:

C 2 H 6 >   C 2 H 4 > C 2 H 2

Resposta

C 2 H 6 >   C 2 H 4 > C 2 H 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Isômeros estruturais são moléculas que têm a mesma fórmula, mas nas quais os átomos estão ligados em ordem diferente. Dois isômeros do difluoreto de dienxofre S2F2 são conhecidos. Em ambos, os dois át
Dê o diagrama de níveis de energia dos orbitais moleculares de BrCl e a respectiva configuração eletrônica do estado fundamental. É provável que a ligação no BrCl seja mais curta do que no B r C l - ?
Entre as moléculas N2, NO, O2, C2, F2 e CN, quais seriam estabilizadas (a) pela adição de um elétron e formação de A B - , (b) pela remoção de um elétron e formação de A B + ?
Disponha as espécies químicas O 2 + , O 2 , O 2 - e O 2 2 - na ordem crescente do comprimento da ligação.
J.G. Dojahn, E.C.M. Chen e W.E. Wentworth caracterizaram as curvas de energia potencial de moléculas diatômicas homonucleares de halogênios e de ânions moleculares do mesmo tipo. Entre as propriedades