Enunciado

Escreva a reação química balanceada da floração completa do metano a tretaflour-metano. Use as entalpias de ligação para estimar a entalpia da reação. A reação correspondente ao cloro é muito menos exotérmica. A que essa diferença é atribuída.

Passo 1

A reação de flouração também é uma reação de substituição assim como ocorre a cloração. Esse tipo de reação funcionada da seguinte maneira: um átomo ou um grupo de átomos substitui um átomo ou um grupo de átomos da molécula original, que no caso dos alcanos sempre será os hidrogênios.

Para montarmos a reação entre o metano e o flúor temos que olhar o produto final, o tretaflour-metano. Como o próprio nome diz, tetra, ele possui 4 átomos de flúor o que nos indica que 4 átomos de hidrogênio foram substituídos.

Para cada molécula de metano foram usados 4 átomos de flúor, desse modo a reação balanceada fica assim:

Passo 2

A questão nos diz que essa reação é menos exotérmica que a reação de substituição com cloro.

Antes de mais nada temos que entender que uma reação exotérmica é aquela que libera energia. Para a gente descobrir o quanto de energia é liberada temos que lembrar que:

para uma reação de substituição acontecer é necessário quebrar as ligações C-H da molécula original, o que libera energia, e depois fazer as ligações C-F, o que gasta energia.

Para sabermos quanto de energia é gasta e gerada, vamos usar os dados do apêndice 2 deste livro.

Na parte do reagente 4 ligações C-H são desfeitas.

Nos produtos 4 ligações C-F e 4 ligações H-F são feitas. (No caso da cloração. 4 ligações C-Cl e 4 ligações H-Cl são feitas)

Portanto a energia liberada será: Reações feitas - reações desfeitas. (usaremos os dados das tabelas 7.7 e 7.8 do capítulo 7, páginas 276 e 277 deste livro.)

  • 4 (C-F) + 4 (H-F) - 4(C-H) para a floração
  • (4 (484) + 4( 565)) - 4(412) =2548 KJ/mol

  • 4(C-Cl) + 4 (H-Cl) -4(C-H) para a cloração

(4(338) +4(431)) - 4(412) =1428 KJ/mol

Resposta

Comparando as reações podemos ver que as ligações C-Cl gastam menos energia para serem feitas do que as C-F. Desse modo, a energia que é liberada pelo reagente é menos consumida, fazendo que no final a reação libere mais energia para o meio.

Quando mais pesado o elemento da família dos halogênios, menos exotérmica é a reação.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Nomeie os componentes seguintes :
Escreva as fórmulas estruturais de: 3-fenil-propeno
Escreva as fórmulas estruturais de: p-cloro-tolueno
Escreva as fórmulas estruturais de: 2-etil-1,4-dimetil-benzeno
Escreva as fórmulas estruturais de: p-xileno