Enunciado

Nomeie os componentes seguintes :

Passo 1

O grande diferencial da nomenclatura dos aromático em relação aos hidrocarbonetos alifáticos é que precisamos nomear conforme a posição no anetil, mas para isso precisamos de um referencial. Chamaremos o anel de seis carbonos com três ligações duplas intercaladas de benzeno. Cada ramificação será numerada de acordo com a imagem abaixo, mas sempre lembrando que devemos escolher a numeração em que os radicais vão ficar com a menor posição possível.

Passo 2

Assim como nos hidrocarbonetos alifáticos vamos seguir a seguinte ordem, lembrando que os radicais maiores têm preferência.

Posição das ramificações - Ramificações - Benzeno

Portanto, analisando a molécula que nos foi dada o nome será: 2,4 - dimetil-1-propil-benzeno

Resposta

2,4 - dimetil-1-propil-benzeno

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quantos produtos diferentes, com um anel de três átomos de carbono, são possíveis na reação entre cloro e ciclo-propano? Algum desses produtos tem isomeria óptica?
Escreva a reação balanceada da produção de 2,3-dibromo-butano a partir do 2-butino. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?
Use os dados disponíveis no apêndice 2A para escrever as reações balanceadas e calcular o calor liberado (a) 1,00 mol (b) 1,00 g de cada um dos seguintes compostos queima em excesso de oxigênio: propa
Prediga a geometria e a hibridização dos orbitais usados na ligação do átomo de carbono número 2 no 2-penteno
Prediga a geometria e a hibridização dos orbitais usados na ligação do átomo de carbono número 2 no 2-pentino