Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Existe algum suporte químico para o ponto de vista de que o hidrogênio pode ser considerado um membro do grupo 1/I? Seria melhor considerar o hidrogênio membro do grupo 17/VII? Apresente uma evidência para cada ponto de vista.

Passo 1

O hidrogênio não pertence a nenhuma família da tabela periódica, não por não ter semelhança com nenhum outro átomo, mas por ter semelhanças intermediárias entre várias famílias da tabela. Assim, ele acabou ficando em nenhuma delas, a final.

Mas existe sim suporte à ideia de que o hidrogênio pudesse fazer parte da família 1, ou IA, pelo fato de ele ser um átomo monovalente (só faz 1 ligação, por só ter um único elétron), e não ter eletronegatividade suficiente pra ficar com a densidade eletrônica mais próxima de si quando ligado a ametais, ficando com NOx +1. É um comportamento muito parecido de quando algum elemento da família IA, os metais alcalinos (como o Na), faz ligação com algum ametal: a densidade eletrônica fica praticamente toda em cima do ametal.

Há também suporte pra ideia do hidrogênio ser considerado parte da família 17, ou VIIA, quando observamos as ligações dele com os metais. Estando ligado a metais, na forma de hidretos salinos ou hidretos metálicos, o hidrogênio é o mais eletronegativo e tem NOx -1, da mesma forma que os halogênios (família VIIA), elementos muito eletronegativos monovalentes.

No fim, por essas características intermediárias, o hidrogênio acaba não sendo alocado em nenhuma família da tabela periódica, sendo considerado um elemento à parte, mas muito especial e peculiar!

Exercícios de Livros Relacionados

O semicírculo com diâmetro P Q está sobre um triangulo isósceles P Q R para formar uma região com um formato de sorvete, conforme mostra a figura. Se A ( θ ) for a área do semicírc...
46. Determine as forças no elemento G C da treliça e indique que se ele está sob tração ou compressão.
Calcule o centroide da área a seguir em termos das variáveis dos raios:
Considere o trilho de uma estrada de ferro reta e horizontal com um vagão ferroviário de 50000kg se deslocando ao longo da linha férrea a uma velocidade constante de 15m/s. Determi...
Uma correia feita de material isolante, com 50   c m de largura, se move a uma velocidade de 30   m / s . A carga que a correia transporta até um aparelho de laboratório correspond...
Se A for uma matriz m × n e se o sistema linear A x = b for consistente com qualquer vetor b em R m , o que pode ser dito sobre a imagem de T A : R n → R m ?
(Requer cálculo) Seja V o espaço vetorial das funções reais com derivadas continuas de todas as ordens no intervalo   - ∞ ,   ∞ e W = F ( - ∞ ,   ∞ ) o espaço vetorial de todas as ...
Calcule a integral. ∫ z 3 e z   d z
Seja E uma matriz elementar 2 × 2 fixada. Decida se a fórmula T A = E A define um operador linear injetor de M 2 × 2 . Explique seu raciocínio.
Seja a um vetor em R 3 fixado. Decida se a fórmula T v = a × v define um operador linear injetor de R 3 . Explique seu raciocínio.
Em cada parte, determine se a multiplicação por A é uma transformação linear injetora. A = 1 - 2 2 - 4 - 3 6 A = 1 3 5 7 2 - 1 2 4 - 1 3 0 0 A = 4 - 2 1 5 5 3
Escreva cada combinação de vetores como um único vetor. P Q → + Q R → R P → + P S → Q S → - P S → R S → + S P → + P Q →