Enunciado

J. Gao e J.H. Weiner, numa investigação sobre a origem da tensão, em nível atômico, de sistemas poliméricos densos [Science 266, 748 (1994)], observaram que a tensão necessária para manter invariável o comprimento, l, de uma cadeia linear comprida com N unidades livremente acopladas, cada qual de comprimento a, podia ser interpretada como proveniente de uma fonte entrópica. Nessas cadeias, S l = - 3 k F 2 2 N a 2 + C , onde k é a constante de Boltzmann, e C uma constante. Com as relações termodinâmicas conhecidas, mostre que a tensão obedece a lei de Hooke, f = - K f l , admitindo que a energia U seja independente de l.

Passo 1

E aí meu chuchu? Vamos resolver mais essa questão?

Nessa questão vamos mostrar que a tensão obedece a lei de Hooke, f = - K f l , admitindo que a energia U seja independente de l.

Para isso, vamos fazer o seguinte:

f = - ( d A d l ) T

f = - ( d U d l ) T + T ( d S d l ) T

Vamos assumir que ( d U d U ) T = 0 :

f = T ( d S d l ) T = T ( d d l ) T { - 3 k B l 2 2 N a 2 + c }

f = T { - 3 k B l N a 2 }

f = - 3 k B T N a 2 l

Sendo K f = 3 k B T N a 2 :

f = - K f l

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.5 (a) Calcule Δ H e Δ S t o t quando dois blocos de cobre, cada qual com 1,0k g de massa, um a 100 ° C e outro a 0 ° C , são colocados em contato térmico, num vaso isolado. O calor específico do cob
3.7 (a) A entalpia de vaporização do clorofórmio ( C H C l 3 ) é 29,4k Jm o l - 1 no ponto de ebulição normal a 334,88K . Calcule (a) a entropia de vaporização do clorofórmio nessa temperatura e (b) a
3.1 (b) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de enrgia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de cobre a (a) 0°C e (b) 70°C.
3.9 (a) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8ª e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.1 (a) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de energia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de ferro a (a) 0°C e (b) 100°C.