Enunciado

Identifique o elemento que tem o maior raio atômico em cada um dos seguintes pares: (a) ferro e crômio; (b) paládio e platina; (c) tungstênio e rênio; (d) escândio e ítrio.

Passo 1

O raio atômico dos elementos seguem a tendência de aumentarem, no período, da direita para a esquerda, e, nos grupos, de cima para baixo. Assim, o maior átomo da tabela periódica é o frâncio, Fr, e o menor é o Hélio – isso quando na forma atômica elementar, cátions e ânions têm tamanhos variados e geralmente não seguem regras específicas que façam com que possamos prever seus tamanhos.

Isso se aplica aos elementos dos blocos s e p – metais alcalinos e alcalino-terrosos, semi-metais e ametais – e também, em muitos casos, aos elementos dos blocos d e f – metais de transição externa e interna.

Mas, existe um fenômeno chamado contração dos lantanídeos que é a contração do raio atômico da série dos lantanídeos devido a seus orbitais f pouco blindantes da carga nuclear. Os elementos que vêm após os lantanídeos, assim, tem raios menores do que os esperados, mas ainda se diferenciando, mesmo que pouco, devido à carga nuclear efetiva de cada um. Aplicando essa regrinha para esses elementos de cada par, teremos:

(a)Ferro, pois está à esquerda do crômio.

(b)A platina sofre o reflexo da contração dos lantanídeos por estar no 6º período, logo tem tamanho muito próximo ao do paládio, que está logo acima dela na tabela periódica.

(c)Tungstênio, pois está à esquerda do rênio

(d)Ítrio, pois está um período abaixo do escândio.

Resposta

(a)Ferro

(b)Tamanhos muito próximos

(c)Tungstênio

(d)Ítrio

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva o símbolo do íon que tem (a) 9 prótons, 10 nêutrons e 10 elétrons; (b) 12 prótons,12 nêutrons e 10 elétrons; (c) 52 prótons, 76 nêutrons e 54 elétrons; (d) 37 prótons, 49 nêutrons e 36 elétron
Quantos prótons, nêutrons e elétrons existem em (a) 10Be2+; (b) 17O2-; (c) 80Br-; 75As3-?
Escreva o símbolo do íon que tem (a) 11 prótons, 13 nêutrons e 10 elétrons; (b) 13 prótons,14 nêutrons e 10 elétrons; (c) 34 prótons, 45 nêutrons e 36 elétrons; (d) 24 prótons, 28 nêutrons e 22 elétro
O íon azida tem raio iônico 148 pm e forma muitos compostos iônicos e covalentes semelhantes aos dos halogenetos. (a) Escreva a fórmula de Lewis do íon azida e prediga o ângulo de ligação N – N – N. (
Descreva a tendência da acidez dos compostos binários de hidrogênio dos elementos do grupo 16 e explique-a em termos de energia de ligação.