Enunciado

Identifique (a) os grupos funcionais e (b) os átomos de carbono quirais da molécula de manose dada abaixo.

Passo 1

(a)Os grupos funcionais de uma molécula são os átomos (ou conjunto de átomos) diferentes de C e H que caracterizam a molécula com uma função orgânica.

Nessa molécula de maltose, um carboidrato, temos como o único átomo diferente de C e H o átomo de oxigênio, O . Dependendo de como ele está na molécula, vai representar diferentes grupos funcionais, caracterizando diferentes funções orgânicas!

Da esquerda pra direita, temos o seguinte grupo funcional com oxigênio:

Quando o oxigênio está ligado por ligação dupla na molécula, na ponta da cadeia (onde a molécula termina), esse grupo funcional, chamado carbonila, caracteriza a função aldeído.

Passo 2

Continuando, da esquerda pra direita, temos:

Todos esses oxigênios se ligam à molécula de forma semelhante, por uma ligação simples. Esse é o grupo funcional hidroxila, O H , que representa a função orgânica álcool.

Nesse caso, são ditos álcoois secundários, pois são grupos O H ligados a carbonos secundários (carbonos que se ligam com outros 2 carbonos).

Passo 3

Por último, temos:

E esse também é um grupo funcional hidroxila, que represent aa função orgânica álcool. A única diferença desse pros anteriores é que é um álcool primário, pois é um grupo O H ligado a carbono de ponta de cadeia.

Passo 4

(b)Um átomo de carbono quiral, ou assimétrico, é aquele que se liga a 4 coisas diferentes. Pra ser quiral, portanto, um carbono precisa fazer 4 ligações simples (não vale dupla nem tripla) e todos os grupos aos quais ele se liga devem ser diferentes entre si.

Esses carbonos são MUITO importantes de serem estudados, porque são eles os responsáveis por gerar a isomeria espacial ótica em compostos. Esse tipo de isomeria é mais difícil de entender que a isomeria espacial geométrica, e tem uma área de estudos de Química dedicada só a ela, a Enantiomeria.

Observando a molécula, fica fácil perceber que os únicos carbonos quirais são os 4 carbonos do meio da molécula:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro