Enunciado

Quando J.J Thomson fez seus experimentos em raios catódicos, a natureza do elétron estava em dúvida.Alguns o imaginavam como uma forma de radiação, como a luz;outros acreditavam que o elétron era uma partícula.Algumas observações feitas com raios catódicos eram usadas para apoiar uma ou outra visão. Explique como cada uma das propriedades seguintes dos raios catódicos podem apoiar o modelo de partícula ou de onda do elétron. (a) Eles passam através de folhas de metal. (b) Eles viajam em velocidades inferiores à da luz. (c) Se um objeto é colocado em sua trajetória observa- se uma sobra. (d) Sua trajetória muda quando eles passam entre placas com carga elétrica.

Passo 1

(a) Radiação passa através de folhas de metal, logo apoia o modelo de onda do elétron.

(b) Toda radiação eletromagnética viaja na velocidade da luz, portanto a velocidade mais baixa suporta o modelo de partícula.

(c) Essa afirmação sustenta a teoria de onde, já que uma sombra é uma região onde os raios luminosos não chegam.

(d)Em um dos experimentos realizados por Thomson sobre os raios catódicos ele mostrou que os raios eram desviados ao passar entre cargas elétricas e quando inseridos num campo magnético, tais fatos sustentam a teoria de partícula dos raios.

Resposta

(a)Modelo de onda

(b)Modelo de partícula

(c)Modelo de onda

(d)Modelo de particula

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A massa de um átomo de flúor é 3,16 × 10 - 26k g .Quantos átomos de flúor estão presentes em um tanque de 3,50 L de gás flúor? A densidade do gás flúor no tanque é 0,777g . L - 1 .
Dê o número de prótons, nêutrons e elétrons de um átomo de:Trítio, 3H;69Ga;Selênio-79;247Cm.
Arranje, em ordem crescente de energia, os seguintes tipos de fótons de radiação eletromagnética: raios γ , luz visível, radiação ultravioleta, micro-ondas, raio X.
Um estudante universitário teve um dia movimentado. Todas as suas atividades (leitura,tirar uma chapa de raio X de um dente, fazer pipoca em um forno de micro-ondas e bronzear a pele) envolveram radia
Um estudante universitário usou vários tipos de radiação eletromagnética quando foi ao restaurante para o almoço (olhar uma luz vermelha do transito mudar de cor, ouvir o rádio do carro, ser atingido