Enunciado

A mistura de quatro substâncias H C l , I 2 , H I e C l 2 colocada em um reator atinge o equilíbrio na reação 2   H C l g + I 2 s ⇌   2   H I g + C l 2 g .   Certas mudanças (especificadas na primeira coluna da tabela seguinte) são, então, feitas na mistura. Examine cada mudança separadamente e explique o efeito (aumento, diminuição ou nenhum) que elas provocam nos valores originais de equilíbrio da quantidade da segunda coluna (ou K, se for o caso). A temperatura e o volume se mantêm constantes.

Passo 1

(f) Se reduzirmos a concentração de H C l , de acordo com Le Chatelier para contornar essa perturbação o equilíbrio será deslocada para a produção de reagentes aumenta a concentração de I 2 .

Resposta

Aumenta a concentração de I 2 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual a entalpia-padrão de reação de uma reação cuja constante de equilíbrio (a) é duplicada, (b) é dividida por dois, quando a temperatura aumenta de 1 5K a partir de 310K ?
Estime a temperatura em que o C a C O 3 sofre desidratação.
Qual a entalpia-padrão de reação de uma reação cuja constante de equilíbrio (a) é duplicada, (b) é dividida por dois, quando a temperatura aumenta de 10K a partir de 298K ?
A pressão de vapor da dissociação do N H 4 C I , a 427° C , é 608k P a , e é 1115k P a a 459° C . Calcule (a) a constante de equilibrio, (b) a energia de Gibbs padrão da reação, (c) a entalpia-padrão,
A energia de Gibbs padrão de formação doN H 3 ( g ) é -16,5k J.m o l - 1 a 298K . Qual a energia de Gibbs da reação quando as pressões parciais do N 2 , do H 2 , e do N H 3 , (tratados como gases perf