Enunciado

Nomeie os seguintes compostos:

  1. C H_3 C H_2 C H O ;
  2. C H_2 C H C H_2 C H_2 O H ;
  3. C H_3 C C C H_2 C H_2 C H_2 C l ;
  4. C H_3 C H_2 O C H_2 C H_2 C H_3 .

Passo 1

Fala aí! Vamos fortalecer nossos conhecimentos? Vamos lá!

O exercício quer que a gente dê o nome dessa galera aí, partiu?

Na letra a, temos três carbonos, então já sabemos que o nome dele começa com “prop”, beleza? E o último carbono está ligado com uma dupla em um oxigênio e uma ligação simples com um hidrogênio…

Mas peraí! Como saber que esse oxigênio está fazendo uma dupla ligação?

Bom, é tranquilo de ver! Temos que lembrar que o carbono faz quatro ligações e o oxigênio duas… aí é só observar com calma e vemos quem faz dupla ligação, beleza?

Agora pra dar o nome, temos que lembrar que essa configuração é um aldeído, e isso muda o finalzinho do nosso nome olha só:

Propanal

Passo 2

Na letra b, temos quatro carbonos ligados com uma função álcool, aquele O H ali do final, vamos ter então um:

butanol

Passo 3

Na letra c, temos seis carbonos , e vemos 3 deles juntinhos ali, dois deles não tem ligação com hidrogênio e como que ele vai fazer quatro ligações?

É simples, eles fazem uma tripla ligação, beleza?

Vamos ter:

cloro-hex-4-ino

Passo 4

Pra fechar com chave de ouro temos a letra d, com cinco carbonos e um oxigênio entre a cadeia, opa! Essa a gente sabe, né? Ele é um éter, então o nome dele vai ser dividido, assim:

etóxi-propano

Show de bola! Conseguimos!

Resposta

  1. propanal;
  2. butanol;
  3. cloro-hex-4-ino
  4. etóxi-propano.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quantos produtos diferentes com dois átomos de carbono são possíveis na reação entre cloro e etano? Algum desses produtos tem isomeria óptica?
Escreva a reação balanceada da produção do bromo-ciclo-hexano com etóxido de sódio em etanol. Dê as fórmulas estruturais dos reagentes e dos produtos. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?
Dê as estruturas do cis-1,2-dicloro-propeno e do trans-1,2-dicloro-propeno. Qual dessas moléculas é polar?
Quantos produtos diferentes, com um anel de três átomos de carbono, são possíveis na reação entre cloro e ciclo-propano? Algum desses produtos tem isomeria óptica?
Escreva a reação balanceada da produção de 2,3-dibromo-butano a partir do 2-butino. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?