Enunciado

O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma oxidação e, quando o peróxido de hidrogênio atua como um agente branqueador, o único resíduo que gera é o H 2 O .

  1. Preveja os ângulos de ligação de cada átomo de O em H 2 O 2 . Os átomos estão no mesmo plano? A molécula é polar ou não polar? Explique seu raciocínio.

Passo 1

Muito bem, já sabemos como é a estrutura de Lewis da molécula:

Para saber os ângulos vamos precisar saber da hibridação.

Para os oxigênios nós teremos duas ligações e dois pares de elétrons livres, totalizando 4 pares de elétrons.

Quatro pares de elétrons precisam de quatro orbitais, então a hibridação será sp³.

Para este tipo de hibridação, com 2 pares de elétrons ligantes e dois pares de elétrons não ligantes a geometria será angular, com ângulos próximos a 109,5°.

A ligação sigma O - O permite a rotação dos átomos de hidrogênios, mantendo o ângulo de ligação. Sendo assim, haverão momentos em que os átomos estarão no mesmo plano, mas não necessariamente.

Quanto à polaridade, os oxigênios são mais eletronegativos que os hidrogênios. O que isso quer dizer?

Que perto dos oxigênio teremos polos negativos, enquanto nas pontas teremos polos positivos.

Sendo assim, o centro da molécula vai apresentar uma concentração maior de elétrons, tornando-a polar.

Resposta

Ângulos de 109,5°;

Molécula Polar;

Estrutura Não Planar.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.10 (a) Utilize as estruturas de Lewis e a teoria VSEPR para dar a fórmula VSEPR e predizer a forma de cada uma das seguintes espécies: (a) P F 4 - ; (b) I C l 4 + ; (c) pentafluoreto de fósforo; (d)
3.9 Utilize as estruturas de Lewis e a teoria VSEPR para dar a fórmula VSEPR e predizer a forma de cada uma das seguintes espécies: (a) Tetracloreto de enxofre; (b) Tricloreto de iodo; (c) I F 4 - ; (
3.17 Prediga os ângulos das ligações que envolvem o átomo central dos seguintes íons e moléculas triatômicos: (a) ozônio, O 3 ; (b) íon azido, N 3 - ; (c) íon cianato, C N O - ; (d) íon hidrônio, H 3
3.28 Para cada uma das seguintes moléculas ou íons, escreva a estrutura de Lewis, liste o número de pares isolados do átomo central, identifique a forma e estime os ângulos de ligação: (a) P B r 5 ; (
3.12 Dê a fórmula VSEPR, a forma molecular e os ângulos de ligação de cada uma das seguintes espécies: (a) S i H 4 ; (b) A s C l 3 ; (c)S C l 2 ; (d) I F 4 + .