Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Quantos orbitais existem em subcamadas com l igual a (a) 0; (b) 2; (c) 1; (d) 3.

Passo 1

Fala aí! Vamos começar relembrando que l é o número quântico secundário… Ele vai indicar pra gente o tipo de orbital entre o: s , p , d ou f , belezinha?

Pra ajudar vamos olhar para a tabelinha aqui em baixo, ela indica o número quântico secundário l pelo número que ele é representado e o tipo de orbital… Olha só:

Agora, além de saber qual tipo de orbital cada número quântico l representa, a gente também precisa saber quantos orbitais por subcamada existem, pra isso vamos ver essa outra tabelinha:

Esse “n” aí é o número quântico principal, que vai de 1 até 7, beleza pura?

Agora simmmm! Com esses dados que levantamos, já podemos contar juntos quantos orbitais existem nas subcamadas com os valores de l que nosso enunciado pediu. Vamos nessa!

Passo 2

  1. Para l = 0 , olhando na primeira tabela temos que orbital é o s ! Agora olhando para segundo tabela, temos que a nossa quantidade de orbitais é 1 !
  2. Para l = 2 , olhando na primeira tabela temos que orbital é o d ! Agora olhando para segundo tabela, temos que a nossa quantidade de orbitais é 5 !
  3. Para l = 1 , olhando na primeira tabela temos que orbital é o p ! Agora olhando para segundo tabela, temos que a nossa quantidade de orbitais é 3 !
  4. Para l = 3 , olhando na primeira tabela temos que orbital é o f ! Agora olhando para segundo tabela, temos que a nossa quantidade de orbitais é 7 !

Uhul! Conseguimos responder tudinho!

Resposta

  1. 1 orbital
  2. 5 orbitais
  3. 3 orbitais
  4. 7 orbitais

Exercícios de Livros Relacionados

Quantos elétrons podem ocupar uma subcamada com l igual a (a) 0; (b) 1
125. As seguinte propriedade são observadas em um elemento desconhecid
109. A espectroscopia de infravermelho é uma importante ferramenta par
130. Este gráfico mostra a função de distribuição radial dos orbitais