Enunciado

Só ocorre absorção de radiação infravermelha se ocorre mudança do momento de dipolo da molécula durante a vibração. Quais dos seguintes gases encontrados na atmosfera podem absorver energia na região do infravermelho e, portanto, funcionar como gases do efeito estufa: (a) CO; (b) NH3 ; (c) CF4 ; (d) O3 ; (e) Ar? Explique seu raciocínio. Veja o Quadro 15.1.

Passo 1

Apenas dois gases podem absorver energia na região do infravermelho:

O CF4 por ser o gás mais polar dos citados e o CO devido a diferença de eletronegatividade entre o carbono e o oxigênio.

Os demais gases são simétricos, portanto não absorvem energia.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A superfície do vidro contém muitos grupos - O H ligados aos átomos de silício do S i O 2 , o maior componente do vidro. Se o vidro for tratado com S i ( C H 3 ) 3 C l (cloro-trimetil-silano), uma rea
71. Desenhe a estrutura de Lewis de (a) NI3 e (b) BI3, dê nome às formas moleculares e diga se elas podem participar de interações dipolo-dipolo.
72. Desenhe a estrutura de Lewis de (a) CF4 e (b) SF4, dê nome às formas moleculares e diga se eles podem participar de interações dipolo-dipolo.
74. (a) Calcule a razão das energias potenciais de interação íon-íon de Li+ e de k+ com o mesmo ânion. (b) Repita o cálculo para a razão das energias potenciais da interação íon-dipolo dos íons Li+ e
106. Calcule a energia potencial de Coulomb em um ponto situado à distância r de um dipolo formado pelas cargas Q e –Q, separadas pela distância l no arranjo do diagrama. Use o fato de que l μ = Q l .