Enunciado

Uma solução aquosa contém NaNO3 e KBr. Os íons brometo são precipitados como AgBr pela adição de AgNO3. Após a adição de um excesso do reagente precipitante, (a) qual a carga na superfície das partículas coaguladas do colóide? (b) qual a fonte da carga? (c) que íon compõe a camada do contra-íon?

Passo 1

E aí pessoal, beleza?

Nessa situação temos o seguinte:

A g N O 3 + K B r → A g B r + K N O 3

Nessa situação os íons K +   e   N O 3 - diminuem a repulsão elétrica entre as partículas de AgBr, além disso, pela adição de excesso de AgBr, partículas de A g + são adsorvidas pelo precipitado, então o colóide adquire uma carga positiva em sua superfície com uma camada contra-íon formada por íons N O 3 - .

Portanto:

  1. Carga positiva
  2. A g +  
  3. N O 3 -

Fechou! Vamos pra próxima? ;D

Resposta

  1. Carga positiva
  2. A g +  
  3. N O 3 -

Exercícios de Livros Relacionados

Quais as características estruturais de um agente quelante?
Explique a diferença entre: *(a) um precipitado coloidal e um cristalino. (b) um método de precipitação gravimétrico e um método de volatilização gravimétrico. *(c) precipitação e co-precipitação. (d)
Como a supersaturação relativa pode variar durante a formação do precipitado.
O ácido monocloroacético (ClCH2COOH) utilizado como conservante em 100,0 mL de uma bebida carbonatada foi extraído em éter dietílico e então retornado à solução aquosa como ClCH3COO pela extração com