Decantação Química

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Um tema bem interessante na química é a separação de misturas. Existem inúmeros métodos de separar misturas, entre eles temos a decantação. A decantação é um método utilizado para separar misturas heterogêneas, aquelas que tem mais de uma fase, principalmente as que são contituídas por um componente sólido e outro líquido ou os dois componente líquidos.

Agora, vamos entender como que é o procedimento da decantação. Imagina que temos uma mistura de óleo e água.

Se você colocar um pouco de água e óleo dentro de um copo, você vai ver que teremos duas fases, a água vai se depositar no fundo e o óleo fica a cima, desse jeito aí que está na imagem. Isso ocorre porque a água é mais densa que o oléo, então ela vai para o fundo do recipiente.

Mas porque estamos falando de densidade? Porque é exatamente na diferente de densidade dos componentes da mistura que se basea o método de decantação. Para separarmos a água do óleo por decantação vamos colocar a mistura em um funil de separação, com um béquer a baixo. Se esperarmos um pouco, devido a densidade da água ser maior que a do óleo, a água vai se depositando no fundo do funil.

Após a água toda se depositar no fundo do funil, vamos abrir o funil e ir deixando a água cair no béquer, ficando sempre atento para fechar o funil quando chegar na linha que separa a água do óleo, porque só o componente mais denso, no nosso caso a água, deve ser despejado no béquer. Desse modo, teremos o óleo dentro do funil e a água no béquer. Prontinho, separamos a mistura ;)

A decantação funciona muito bem para as misturas que possuem um líquido e um sólido, porque normalmente o sólido é mais denso que o líquido e assim ele se deposita no fundo do funil.

Esse é o método de decantação, bem tranquilinho mesmo. Se quiser conferir os outros métodos de separação de misturas entra no nosso tópico Métodos de separação de misturas, lá tem vários métodos explicados de uma maneira rápida e descomplicada =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Simples e Compostas Substâncias Puras Massa Molar

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade