Destilação Simples

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Nosso papo aqui hoje é sobre destilação simples, o nome parece complicado, mas vou te mostrar que não é. A destilação simples nada mais é que uma técnica para separar misturas homogêneas, aquelas que os componentes se misturam tão bem que a gente só consegue ver uma fase, lembra?

Para isolar os componentes de uma mistura homogênea, a destilação simples vai se basear na diferença no ponto de ebulição dos compostos. Nós temos um destilador, alimentamos ele com a mistura que queremos separar e após aquecimento, o composto mais volátil (menor ponto de ebulição) irá evaporar e iremos recuperá-lo na parte superior do equipamento através de um condensador, enquanto o composto menos volátil (maior ponto de ebulição) irá ser recuperado na parte inferior do equipamento:

Uma coisa muito importante: A temperatura do destilador precisa ser maior ou igual a temperatura de ebulição do composto mais volátil, mas tem que ser menor que a temperatura de ebulição do composto menos volátil, para garantir que só o mais volátil irá evaporar e ser recuperado após a passagem no condensador.

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças? Aqui com a gente é tudo descomplicado ;)

Exemplo:

A água do mar é composta por água e sal, mas não conseguimos saber visualmente que tem sal ali, a não ser pelo gosto extremamente salgado haha. O que estou querendo dizer é que a água do mar é um exemplo de mistura homogênea que podemos utilizar a destilação simples para separar.

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Puras Substâncias Simples e Compostas Movimento Browniano

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade