Movimento Browniano

Resumo

Não a gente não vai falar de brownie! Apesar de eu amar brownie, mas agora a gente vai aprender um novo conceito que o biólogo Robert Brown observou no início do século XIX ao olhar através de um microscópio partículas de grãos de pólen na água. Muitos cientistas se debruçaram sobre a questão e contribuíram com seus conhecimentos durante o século seguinte a descoberta de Brown, incluindo Albert Einstein.

O que é?

Eles concluíram que o Movimento Browniano é o movimento aleatório de partículas num fluído, e ele ocorre como consequência do choque entre todas as moléculas ou átomos presentes no fluído. A área que estuda esse movimento é hoje denominada Física de partículas.

É possível que você já tenha observado o Movimento Browniano na vida real e nem tenha percebido. Sabe aquela tarde ensolarada, em que o sol passa pela janela e incide em sua cama e você está naquela preguiça, nem um pouco afim de estudar? E aí você abre seu olho e percebe que por onde passa a luz do sol você consegue observar partículas de “poeira” em suspensão no ar? Na verdade, aquilo não é poeira, mas sim uma macropartícula que “flutua” no ar. Nessa situação você acaba de observar o movimento browniano no ar.

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Soluto e Solvente Dissolução Fracionada Separação Magnética

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade