Substâncias Puras

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

A substância por si só é uma outra palavra para descrever matéria. Quando temos átomos, íons ou moléculas iguais reunidas organizadas e interagindo entre si temos uma substância. As substâncias podem ser simples, quando são formadas por um única elemento químico, como por exemplo o oxigênio ($O_{2}$), ou compostas, aquelas que são formadas por mais de um tipo de elemento químico, como o gás carbônico ($CO_{2}$) e a água ($H_{2}O$).

Beleza, mas o que seriam as substância puras? As moléculas podem interagir entre si e formar misturas. Essas misturas são compostas por mais de uma tipo de substância, sejam elas simples ou compostas, por exemplo a água com sal, temos $H_{2}O$ e $NaCl$ juntinhos. Mas as moléculas podem interagir somente com elas mesmas, com outras moléculas iguais e formar substâncias puras, ou seja, as substâncias puras são formadas por uma única substância, seja ela simples ou composta, por exemplo, a água destilada que temos só $H_{2}O$.

E é isso, curtiu esse conteúdo? Confere nosso assunto Soluções e Separação de Misturas que tem muito mais conteúdo relacionado com esse =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Simples e Compostas Imantação Massa Molar

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade