Tipos de Coloides

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Ai, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Os colóides ou soluções coloidais são um tipo de mistura que não se encaixam nem nas misturas homogêneas e nem nas misturas heterogêneas, digamos que os colóides estão entre esses dois.

Mas porque eles são tão diferentões assim? A maior diferença é no tamanho das partículas que formam a mistura. Nos colóides o tamanho das partículas varia de $1 ~nm$ a $100~nm$ de diâmetro. Essas partículas que formam os colóides são pequenas, eu sei, mas não tão pequenas a ponto de formarem uma mistura homogênea, com uma única fase, mas também não são grandes o suficiente para formarem uma mistura heterogênea, que podem ser vistas fases diferentes a olho nu. E por isso eles estão assim separados como um outro tipo de mistura, sacou?

Os colóides estão muito presentes no nosso cotidiano. Cremes hidratantes, iogurtes, tintas, sangue, geleia, são todos exemplos de colóides.

Podemos classificar os colóides de acordo com seus componentes. Infelizmente não tem um macete para saber, o jeito é gravar mesmo, mas eu vou colocar aqui um tabelinha para você, que aí fica mais claro na hora de estudar, beleza?

A gente lê essa tabela da seguinte forma: Um líquido disperso em um gás, por exemplo, é um aerossol. Isso quer dizer que as partículas de $1~nm$ até $100~nm$ de um líquido estão misturadas com moléculas de um gás, formando o aerossol.

Esses são os tipos de colóides que existem. Os colóides por serem diferentes assim, possuem propriedades especiais também. Se você quiser estudar sobre essas propriedades de colóides, como o efeito Tyndal e o movimento browniano, pode dá uma conferida nessa nossa página aqui: 👉🏽 Colóides.

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Puras Substâncias Simples e Compostas Imantação

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade