Exercícios Resolvidos de Radiação Nuclear

Ver Teoria

Enunciado

Explique como você usaria F e 59 radioativo (um emissor beta com t 1 / 2 = 44,5   d i a s ) para determinar a extensão na qual coelhos são capazes de converter determinado composto de ferro em suas dietas em hemoglobina do sangue, que contém átomos de ferro.

Passo 1

O ferro-59 pode ser utilizado como um traçador radioativo. Ele pode ser incorporado ao componente da dieta que contém ferro e fornecido como alimento aos coelhos.

Depois, é só a gente coletar o sangue dos coelhos e analisar os glóbulos vermelhos. Se o ferro desse alimento tiver sido usado para produzir hemoglobina, os glóbulos vermelhos vão conter o ferro radioativo e vão emitir radiação beta 😊

A porcentagem de hemoglobinas radioativas e não radioativas vai determinar a extensão da utilização desse alimento. Além disso, podemos coletar o sangue em tempos diferentes, para calcular a velocidade de ingestão do ferro, a velocidade de perda do ferro pelo sangue e etc.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Se você possui massa média, existem cerca de 360 milhões de núcleos em seu corpo sofrendo decaimento radioativo a cada dia. Expresse sua atividade em curies.
Ao medir certo isótopo, verifica-se que a taxa de decaimento diminui de 8318d e c a i m e n t o s / m i n para 3091 d e c a i m e n t o s / m i n em 4 d i a s . Qual é a meia vida desse isótopo?
Uma amostra de madeira de um sítio arqueológico contendo 500 g de carbono fornece 3070d e c a i m e n t o s / m i n . Qual é a idade da amostra?
Uma amostra de 12 g de carbono de matéria vida decai a uma taxa de 180 decaimentos/min devido ao C 14 radioativo que contém. Qual será a taxa de decaimento dessa amostra em 1000a n o s 50000a n o s
Se uma amostra de 6,13 g de um isótopo com número de massa de 124 decai a uma taxa de 0,35 C i , qual é sua meia-vida?