Exercícios Resolvidos de Resfriamento de ligas eutéticas

Ver Teoria

Enunciado

Considere o diagrama de fases do sistema cobre-prata (determinado a pressão constante) apresentado abaixo. Uma liga com composição 71,9 % Ag (% mássica) Determine aproximadamente a composição de cada uma das fases presentes a 700° C (em % mássicas).

Passo 1

A determinação pode ser feita através do diagrama de fases, conforme mostra a figura abaixo. Partimos do ponto 1, indicado na figura. Com o resfriamento, chega-se até o ponto 2. As composições são obtidas a partir das linhas solvus das fases α e β, indicadas pelos pontos α e β (marcados em azul na figura)

Passo 2

Rebatendo a linha alfa no eixo da composição temos 5,9% Ag e para a fase β rebatendo temos o teor de 95,1% Ag.

Resposta

α: 5,9% Ag

β: 95,1% Ag.

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o diagrama de fases eutético hipotético para os metais A e B, o qual é semelhante àquele para o sistema chumbo-estanho, Figura 9.8. Assuma que (1) as fases ∝ e β existem, respectivamente, na
É possível a existência de uma liga cobre-prata a 775°C (1425°F) em que as frações mássicas das fases β primária e β total são de 0,68 e 0,925 respectivamente? Por que sim, ou por que não?
Explique sucintamente por que, na solidificação, uma liga com a composição eutética forma uma microestrutura que consiste em camadas alternadas das duas fases sólidas.
Para uma liga contendo 85%p Pb – 15%p Mg, faça esboços esquemáticos das microestruturas que seriam observadas em condições de resfriamento muito lento nas seguintes temperaturas: 600˚C (1110˚F), 500˚C