Exercícios Resolvidos de Resfriamento de ligasisomorfas

Ver Teoria

Enunciado

Qual é a composição do último sólido remanescente à 1400°C.

Passo 1

Pra verificar a composição da fase sólida, a primeira coisa é traçar uma linha de amarração na temperatura indicada pelo enunciado (1400°C):

A linha verde mostra pra gente a composição da fase Líquida, pois essa linha foi tirada a partir da linha liquidus. A linha liquidus separa a região onde existe apenas fase líquida, da região onde existe fase líquida e sólida ( +L).

Já a linha azul mostra pra gente a composição da fase sólida ( ), pois essa linha foi tirada a partir da linha solidus. A linha solidus separa a região onde existe apenas fase sólida ( ), da região onde existe fase líquida e sólida ( +L).

Portanto, olhando a composição da linha azul temos uma composição de aproximadamente 83,5% Ni na fase sólida.

Resposta

83,5% Ni

Exercícios de Livros Relacionados

Descreva brevemente o fenômeno do descaroçamento e por que ele ocorre. (b) Cite uma conseqüência indesejável do descarte. Descreva sucintamente o fenômeno da formação de estruturas zonadas e por que e
Deseja-se produzir uma liga de cobre-níquel que apresente um limite mínimo de resistência à tração sem trabalho a frio de 350 MPa (50.750 psi) e uma ductilidade de pelo menos 48% AL. Uma liga com essa