Exercícios Resolvidos de Tipo enum

Ver Teoria

Enunciado

Um computador, no nível mais baixo de abstração, processa os seus dados através de números binários onde: 1 representa verdadeiro e 0 representa falso. Através desse conceito, algumas linguagens de programação criaram um tipo que é capaz de aceitar apenas os valores verdadeiro e falso, esse tipo é denominado booleano.

Sabendo que a linguagem C não possui esse tipo, crie a sua própria versão do tipo booleano utilizando os conceitos de enumeração presentes na linguagem através do tipo enum.

Passo 1

Para criar o nosso tipo booleano, nós temos que assimilar o valor 1 com uma constante V E R D A D E I R O e o valor 0 com uma constante F A L S O .

Resposta

Fazer isso é muito simples, basta criarmos um conjunto de constantes denominado b o o l e a n o e incluirmos apenas duas constantes: V E R D A D E I R O e F A L S O .

A imagem a seguir ilustra como isso pode ser feito:

Lembrete: nesse caso não é necessário definir um valor de início para a enumeração, pois a constante F A L S O irá armazenar o valor 0 , esse que por padrão é o valor que sempre inicializará uma enumeração caso nenhum outro valor esteja explicito durante a definição do tipo enum.