Enunciado

Calcule a integral indefinida. Ilustre e verifique se sua resposta é razoável fazendo o gráfico da função e de sua primitiva (tome C = 0 ).

∫ s e n 3 x cos ⁡ x   d x

Passo 1

A questão pede para você calcular uma primitiva para função e em seguida fazer um gráfico dela para comparar com a própria função. No cálculo da integral, vamos precisar fazer uma substituição.

Aqui a substituição é bem imedita: como a derivada do seno é cosseno, temos que u = s e n   x , de modo que d u = cos ⁡ x   d x .

Passo 2

Assim,

∫ s e n 3 x cos ⁡ x   d x = ∫ u 3 d u = u 4 4 + C

Voltando para a variável x :

∫ s e n 3 x cos ⁡ x   d x = 1 4 s e n 4 x + C

Passo 3

Tomando C = 0 , em vermelho fazemos o gráfico da função e em azul o de sua primitiva:

Observe que quando a curva em vermelho se anula, sua primitiva em azul tem tangente horizontal (derivada zero). Além disso, o sinal da curva vermelha comanda o crescimento da curva azul. Isso significa que nossa resposta para a primitiva da função é bastante razoável.

Resposta

1 4 s e n 4 x + C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Utilize a tabela de integrais no fim do livro para calcular a integral ∫ sec 5 ⁡ x d x
Utilize a tabela de integrais no fim do livro para calcular a integral ∫ sin 6 ⁡ 2 x d x
Use um sistema de computação algébrica para calcular a integral. Compare a resposta com o resultado usando as tabelas. Se as respostas forem diferentes, mostre que elas são equivalentes. ∫ sec 4 ⁡ x d
Use um sistema de computação algébrica para calcular a integral. Compare a resposta com o resultado usando as tabelas. Se as respostas forem diferentes, mostre que elas são equivalentes. ∫ sin 3 ⁡ x c
Calcule a integral. ∫ t g 3 xd x