Enunciado

O gráfico de uma função f é dado:

d) Estime os valores de x , tais que f x = 0 .

Passo 1

Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!

O enunciado nos deu o gráfico de uma função f ( x ) e pediu pra gente encontrar o valor de x para f x = 0 , ou seja, o(s) valor(es) de x no ponto y = 0 .

Pra isso, vamos encontrar o ponto y = 0 e traçar uma reta horizontal paralela ao eixo x até encontrar a curva. Depois marcamos os pontos de interseção entre a reta e a curva para encontrar os valores de x .

Vamos lá!

Passo 2

Vamos começar traçando a reta paralela ao eixo x , partindo de y = 0 , até encostar na curva da função, quantas vezes forem necessárias.

Agora vamos verificar os valores de x correspondentes a y = 0 :

Repare que a reta só encontra a curva em y em aproximadamente - 0,8 . Assim, para f x = 0 , temos, temos:

x ≈ - 0,8

E encontramos a nossa resposta.

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

x ≈ - 0,8

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

12.Um ponto P no primeiro quadrante está no gráfico da função f x = x . Expresse as coordenadas de P em função do coeficiente angular da reta que liga P à origem.
Para os Exercícios 1-6, encontre o domínio e a imagem de cada função. f x = 1 + x 2 O domínio da função vai ser o conjunto de todos os números que gente pode colocar na função e que não vai dar proble
13. Considere o ponto ( x , y ) que está no gráfico da reta 2 x + 4 y = 5 . Sendo L a distância do ponto x , y à origem ( 0,0 ) , represente L em função de x .
Encontre o domínio e faça o gráfico das funções nos Exercícios 15-20.19. F t = t t
11. Expresse o comprimentro da aresta de um cubo em função do comprimento da diagonal d . Depois, expresse a área da superfície e o volume do cubo em função do comprimento da diagonal.