Exercícios Resolvidos de Centrífugas

Elaboração própria

Em um laboratório, um aluno observou que seu colega, trabalhando com um hidrociclone, aumentou a vazão de suspensão a ser tratada e obteve aumento da eficiência de separação. O aluno, trabalhando com uma centrífuga tubular, resolveu, então, aumentar, também, a vazão de alimentação que ele estava tratando na centrífuga.

O que podemos prever sobre a eficiência de separação resultante?

Passo 1

Ok, bora resumir o enunciado? O garoto tá trabalhando com uma centrífuga e aumentou a vazão de suspensão alimentada. O que vai acontecer com a eficiência global?

Tanto em hidrociclones como centrífugas, a separação ocorre devido a um campo centrífugo. O lance é que nos hidrocilones (assim como em ciclones), o campo centrífugo é gerado pelo próprio movimento do fluido e nas centrífugas ele é gerado por um motor.

Lá na teoria de ciclones, a gente viu que quando aumentamos a vazão em ciclones, a eficiência de separação aumenta porque, embora o tempo de residência seja reduzido, o tempo de queda aumenta bem mais. O desenvolvimento pra hidrocilones é igualzinho, já que o princípio de separação em cilclones e hidrociclones é idêntico.

Já em centrífugas, o campo centrifugo depende apenas do motor da centrífuga e por isso fica constante independentemente da vazão alimentada. Dessa forma, quando aumenta vazão em centrífugas só vai haver o efeito do tempo de residência ser diminuído e por isso a eficiência DIMINUI.

Ou seja, de cara, já podemos falar que a eficiência de separação que o garoto vai obter vai ser menor...

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas