Enunciado

  1. Para um dado material, você esperaria que a energia de superfície fosse maior que, igual a, ou menor que a energia do contorno de grão? Por quê?
  2. A energia do contorno de grão para um contorno de grão de baixo ângulo é menor que aquela para um contorno de grão de alto ângulo. Por que isso acontece?

Passo 1

Letra a:

A energia da superfície será maior que a energia do limite de grão. Para limites de grão, alguns átomos de um lado de um limite se ligam a átomos do outro lado; esse não é o caso dos átomos da superfície. Portanto, haverá menos títulos insatisfeitos ao longo de um limite de grãos.

Passo 2

Letra b:

A energia de limite de grão de ângulo pequeno é mais baixa que a de ângulo alto, porque mais átomos se ligam através do limite para o ângulo pequeno e, portanto, há menos ligações insatisfeitas.

Resposta

  1. A energia da superfície será maior que a energia do limite de grão. Para limites de grão, alguns átomos de um lado de um limite se ligam a átomos do outro lado; esse não é o caso dos átomos da superfície. Portanto, haverá menos títulos insatisfeitos ao longo de um limite de grãos.
  2. A energia de limite de grão de ângulo pequeno é mais baixa que a de ângulo alto, porque mais átomos se ligam através do limite para o ângulo pequeno e, portanto, há menos ligações insatisfeitas.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite as orientações para o vetor de Burgers em relação à linha da discordância nas discordâncias aresta, espiral e mista.
Para um monocristal CCC, você esperaria que a energia de superfície para um plano (100) fosse maior ou menor que para um plano (110)? Por quê? (Nota: Se necessário, consulte a solução para o Problema
O ouro forma uma solução sólida substitucional com a prata. Calcule o número de átomos de ouro por centímetro cúbico para uma liga de prata-ouro que contém 10%p Au e 90%p Ag. As massas específicas do
Para um monocristal da CFC, você esperaria que a energia de superfície para um plano (100) fosse maior ou menor do que a de um plano (111)? Por quê? (Nota: Se necessário, consulte a solução para o Pro
O nióbio forma uma solução sólida substitucional com o vanádio. Calcule a porcentagem em peso de nióbio que deve ser adicionada ao vanádio para produzir uma liga que contém 1,55 × 1 0 22 átomos de Nb