Enunciado

Crie um programa que imprima uma tabela de conversão de graus Fahrenheit para Celsius, conforme um intervalo definido pelo usuário. O algoritmo em C deve solicitar ao usuário o limite superior do intervalo e um valor de incremento.

Para a realização dos cálculos, considere a seguinte fórmula:

C = F - 32 * 5 9

Considere sempre o valor do limite inferior como 10.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer para resolver esse exercício é definir o escopo do nosso programa em C.

Passo 2

Com o escopo definido, nós agora podemos realizar a declaração das variáveis e constantes que serão úteis para o desenvolvimento e execução do programa.

Informações sobre as variáveis e constantes:

  • K é uma constante que armazenará o valor da divisão entre 5 e 9;
  • c é uma variável que armazenará o resultado da conversão de um valor na unidade Fahrenheit para a unidade Celsius;
  • limInf é uma variável inicializada com o valor 10 (limite inferior que o enunciado pede para ser considerado em todas as execuções do programa);
  • limSup é uma variável que armazenará o limite superior do intervalo;
  • inc é uma variável que armazenará o valor de incremento das conversões a serem realizadas dentro do intervalo;
  • i variável contadora de um laço de repetição do programa.

Passo 3

Com as variáveis e constantes declaradas e inicializadas, podemos requisitar os dados de entrada do programa ao usuário.

Nesse caso, os dados de entrada inseridos pelo usuário são: limite superior e o valor de incremento das conversões a serem realizadas.

Passo 4

Por fim, nós podemos utilizar a estrutura de repetição for para realizar as conversões e impressões de valores até o limite superior do intervalo.

A lógica consiste em atribuir como valor inicial da variável contadora no laço for o valor armazenado pela variável limInf (limite inferior). Como condição de execução temos que i deve ser menor ou igual ao valor armazenado pela variável limSup (limite superior). Ainda nos referindo aos parâmetros da estrutura de repetição, temos que definir o incremento da variável contadora a partir da soma de seu valor atual com o valor armazenado pela variável inc (incremento).

Com todos os parâmetros da estrutura de repetição for definidos, basta termos como instruções da estrutura a conversão para Celsius dos valores assumidos por i (assume-se que estes estão em Fahrenheit) a cada loop atribuídos a c, seguida da impressão da impressão dessa operação.

Vale lembrar que essa impressão possui 2 casas decimais para os valores em Celsius seguida de uma quebra de linha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Relacionados