Exercícios Resolvidos de Comando if

Ver Teoria

Enunciado

Na universidade em que você estuda, há diversas disciplinas e cada uma delas possui uma fórmula própria para calcular a média final do aluno com base nas notas de provas e trabalhos, essas que vão de 0 a 10. Você, ansioso e preocupado com o seu futuro, decide perguntar aos veteranos e olhar em planos de ensino sobre algumas das próximas disciplinas que fará.

Em uma dessas disciplinas, o método de avaliação é dado por 2 provas com pesos diferentes que constituem a média das provas M P , dada pela fórmula:

M P = 4 * P 1 + 6 * P 2 10

Além das provas, há ainda um trabalho T que é contabilizado na média final M F . A média das provas influencia em como serão atribuídos os pesos aos componentes que constituem a média final, dada pela seguinte fórmula:

M F = M P + T 2

Se M P ≥ 5,0

M F = 7 * M P + 3 * T 10

Se M P < 5,0

Faça um programa que calcule a média final de determinado aluno, e, sabendo que a média da faculdade é 6, imprima da tela se ele passou ou não na disciplina.

Observação: a entrada será dada por 3 números, onde os 2 primeiros representam as notas das duas provas (prova 1 e prova 2 respectivamente) e o último a nota do trabalho.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.

Passo 2

Com o escopo definido, nós podemos iniciar a declaração das variáveis necessárias para o funcionamento do programa.

Passo 3

Com as variáveis declaradas, podemos requisitar a entrada dos dados referentes as notas das provas e a nota do trabalho através da função scanf() disponibilizada pela biblioteca stdio.h.

Passo 4

Com os dados já armazenados nas variáveis, podemos criar a expressão que realiza o cálculo da média das provas.

Passo 5

Nesse ponto do programa, as instruções a serem executadas dependem diretamente do valor do dado armazenado pela variável mp, pois a fórmula para o cálculo da média final difere para diferentes médias de provas.

Quando nos encontramos nesse tipo de situação, chamada de situação condicional, devemos utilizar um dos comandos condicionais disponibilizados pela linguagem, nesse caso utilizaremos o comando if, para executar uma instrução específica de acordo com o valor da média das provas.

Quando a condição relacional da estrutura for verdadeira, a expressão utilizada para o cálculo da média final será a primeira expressão (linha 14), caso a condição seja falsa, a expressão utilizada será a segunda (linha 16).

Vou te dar uma dica... Quando as instruções que serão executadas dentro da estrutura if só possuem uma linha, como é o caso acima, nós não precisamos colocar as chaves da estrutura propriamente dita. Mas é só nesses casos, hein!?

Passo 6

Por fim, com o valor da média final já calculado, só nos resta verificar se o aluno passou ou não na disciplina, e, dependendo do caso, imprimir na tela a mensagem que melhor define a situação.

Mas espera, se a impressão depende do valor da média final o que nós usamos mesmo? Um comando condicional! Nesse caso, mais uma vez o comando if.

Ou seja, se a condição relacional for verdadeira, a impressão será de que o aluno passou na disciplina, caso contrário, que ele não passou na disciplina.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)