Exercícios Resolvidos de Controlador liga/desliga e proporcional

Ver Teoria

Enunciado

No controle de velocidade de um motor de corrente contínua – CC – a velocidade é medida por um tacogerador. O sinal de saída deste dispositivo é enviado ao controlador que o compara ao valor desejado, gerando um sinal de erro. Este por sua vez é aplicado a um controlador (com circuitos a amplificadores operacionais) que gera um sinal de baixa potência que é enviado para um amplificador de potência que, finalmente, gera um sinal de comando – tensão elétrica – para o motor CC, alterando o valor da velocidade de acordo com o valor de referência. A partir da situação exposta, assinale a alternativa correta:

a) O controle de velocidade do motor CC é realizado com a estratégia on-off.

b) No controle do motor CC, pode-se dizer que o amplificador de potência faz o papel do controlador.

c) O tacogerador é um sensor de velocidade, que tem em sua saída um sinal de tensão proporcional à velocidade.

d) A velocidade medida somada ao valor de referência gera o sinal de entrada do controlador.

Passo 1

Vamos analisar cada alternativa:

A alternativa a) diz que “O controle de velocidade do motor CC é realizado com a estratégia on-off”

Essa afirmativa é falsa visto que o sistema de controle descrito no enunciado não apresenta nenhuma carcaterística do controle on-off.

No enunciado fica claro que o controle é feito comparando o valor medido com um setpoint e as ações são tomadas de acordo com ess diferença, o que caracteriza um controle proporcional.

Passo 2

A alternativa b) diz que “No controle do motor CC, pode-se dizer que o amplificador de potência faz o papel do controlador.”

Essa afirmativa também é falsa uma vez que o amplificador recebe o sinal do controlador e toma a ação de acordo com o sinal recebido. Nesse cenário, o amplificador será o atuador do nosso sistena de controle.

Passo 3

A alternativa c) afirma que “O tacogerador é um sensor de velocidade, que tem em sua saída um sinal de tensão proporcional à velocidade.”

Essa afirmativa é verdadeira, visto que o tacogerador é quem nede a velocidade e envia o sinal para o controlador, funcionando assim como o sensor. Além disso, tacogeradores medem a velocidade e através dessa medida, gera um tensão proporcional em seus terminais.

Passo 4

Já a alternativa d) estabelece que “A velocidade medida somada ao valor de referência gera o sinal de entrada do controlador.”

Essa afirmativa também é falsa. O sinal de entrada do controlador, que é o nosso erro, é a diferença entre o valor de referência e o valor da variável medida, e não a soma das duas grandezas.

Resposta

c) O tacogerador é um sensor de velocidade, que tem em sua saída um sinal de tensão proporcional à velocidade.