Exercícios Resolvidos de Controle antecipatório (Feedforward)

Ver Teoria

Enunciado

Um tanque de volume constante é aquecido por um fluido que passa em uma camisa. Deseja-se manipular a temperatura de saída do tanque. Proponha dois modelos de sistemas feedforward possíveis para que se fasse esse controle. Represente o sistema escolhido no diagrama do tanque:

Passo 1

Existem várias maneiras de se efetuar o controle de temperatura de saída usando o feedforward.

O necessário é que se meça uma ou mais variáveis de entrada (distúrbios) e que se manipule outra entrada.

Vamos então escolher uma das variáveis de entrada, como por exemplo a temperatura da corrente que entra no tanque T 0 , e vamos manipular essa mesma corrente.

Sendo assim, o sistema de controle antecipará a temperatura de saída do tanque medindo-se a temperatura da corrente de entrada e efetuará a correção antes mesmo dessa corrente entrar no tanque.

Passo 2

Uma outra possibilidade seria a de medir a temperatu da corrente de entrada no tanque, mas manipular a quantidade de fluido que passa pela camisa.

Nesse cenário, sabendo a temperatura que entra no tanque, o sistema de controle tentaria corrigir os distúrbios mudando a quantidade de fluido que passa pela camisa. Controlando assim a troca térmica e garantindo que a temperatura de saída esteja no valor desejado.

É importante ressaltar que além desses dois casos, existem ainda uma série de outras configurações de controle feedforward para esse problema. O importante é sempre medir um distúrbio e controlar a entrada.

Resposta