Enunciado

A tensão aplicada ao circuito mostrado na Figura 9.5 em t = 0 é 75 cos (4.000t - 60°) V. A resistência do circuito é 400 V e a corrente inicial no indutor de 75 mH é igual a zero. a) Determine i(t) para t $ 0. b) Escreva as expressões para as componentes transitórias e de regime permanente de i(t). c) Determine o valor numérico de i depois de a chave estar fechada por 750 ms. d) Quais são a amplitude máxima, a frequência (em radianos por segundo) e o ângulo de fase da corrente de regime permanente? e) De quantos graus é a defasagem entre a tensão e a corrente de regime permanente?

Passo 1

Saaaalve galerinha. Tudo bem com vocês? Então bora lá. Pro item a), temos que os valores numéricos dos termos da eq da 9.8 são:

Substituindo esses valores na equação da 9.9:

Passo 2

Aqui no item b), o componente transiente:

Componente do estado estacionário:

Já no item c), temos que por direta substituição na equação 9.9 no item a,

Passo 3

No item d) resolvendo por partes, tudo está na equação! Temos:

No item e), pra finalizar, temos que a tensão corrente atrasa a tensão em 36.87 graus.

Resposta

R e s p o s t a   n o s   p a s s o s

Exercícios de Livros Relacionados

Uma fonte de corrente em um circuito linear tem i S = 15 cos ⁡ ( 25 π t + 25 ° )A Qual a amplitude da corrente?Qual é a frequência angular?Determine a frequência da corrente.Calcule i S em t = 2m s .
Dada a tensão senoidal v t = 50 cos ⁡ ( 3 t + 10 ° )V , detemrine:A amplitude V m ;O período T ;A frequência f ; e v ( t ) em t = 10m s .
Para os pares de senoides a seguir, determinar qual deles está adiantada e por quanto? v t = 10 cos ⁡ ( 4 t - 60 ° ) e i t = 4 s e n ⁡ ( 4 t + 50 ° ) v 1 t = 4 cos ⁡ 377 t + 10 ° e v 2 t = - 20 cos ⁡
Calcule a resposta forçada v usando a análise nodal.
Calcule o valor de v em regime permanente, usando a análise nodal.