10.62 O transformador ideal ligado à carga de 5 \mathrm{k} \Omega no Problema 10.61 é substituído por um transformador ideal cuja razão entre espiras é 1:a.
a) Qual é o valor de a para o máximo fornecimento de potência média ao resistor de 5 \mathrm{k} \Omega ?
b) Qual é a máxima potência média?

Passo 1

O enunciado faz referência ao Problema 10.61, que não foi fornecido. Nesse problema deve aparecer a fonte de tensão (ou corrente) e sua resistência interna (ou impedância) vista pelo primário do transformador. Para determinar
  1. a razão de espiras 1\!:\!a que maximiza a potência média entregue ao resistor de 5\\ \mathrm{k}\Omega, e
  2. a potência média máxima,
    é imprescindível conhecer o valor da resistência interna (ou impedância) da fonte primária e a tensão (ou corrente) de circuito aberto.

Passo 2

Sem a informação da resistência interna (ou impedância) da fonte que alimenta o primário do transformador, não podemos calcular a impedância referida ao primário nem aplicar a condição de máxima transferência de potência.

Resposta

Não há como resolver a questão porque faltam os dados do Problema 10.61 (tensão ou corrente da fonte e sua resistência interna).

Exercícios relacionados