16- Pesquise quais os tipos de lentes adequadas para cada tipo de problema de visão

Passo 1

O enunciado pede para identificarmos, para cada grande problema de refração ocular, qual o tipo de lente mais indicado. O conteúdo aqui é Óptica Geométrica, em especial lentes delgadas, potência (em dioptrias) e como elas corrigem focos que se formam fora da retina.

Passo 2

Myopia é o defeito em que o olho forma a imagem antes da retina (dificuldade para enxergar de longe). Para empurrar o foco para trás, usamos lentes divergentes, também chamadas côncavas, com potência negativa (por exemplo, -2,00, \mathrm{D}). Essas lentes aumentam a distância focal efetiva do sistema óptico.

Passo 3

Hipermetropia é o defeito em que o olho forma a imagem atrás da retina (dificuldade para enxergar de perto). Para puxar o foco para frente, usamos lentes convergentes, também chamadas convexas, com potência positiva (por exemplo, +1,50, \mathrm{D}). Essas lentes diminuem a distância focal efetiva.

Passo 4

Astigmatismo ocorre quando a córnea (ou cristalino) tem curvaturas diferentes em dois meridianos, gerando imagens esticadas. A correção se faz com lentes tóricas (cilíndricas), que possuem um componente esférico para miopia ou hipermetropia e um componente cilíndrico que compensa a diferença de curvatura, com orientação de eixo específica.

Passo 5

Presbiopia é a perda de acomodação com a idade, gerando dificuldade para visão próxima. A correção pode ser feita por lentes multifocais, que incluem:
– Lentes bifocais (seção superior para longe, inferior para perto).
– Lentes progressivas (transição contínua de potência).
– Lentes de leitura específicas (convergentes, típicas de +1,00 a +3,00, \mathrm{D}).

Resposta

Myopia – lente divergente (côncava, potência negativa)
Hipermetropia – lente convergente (convexa, potência positiva)
Astigmatismo – lente tórica (cilíndrica + esférica, eixo definido)
Presbiopia – lente multifocal (bifocal ou progressiva) ou lente de leitura (convexa)

Exercícios relacionados