8.65
Uma soluçio em água congela em
(-3,04^{\circ} \mathrm{C}). Qual é a molalidade da soluçâo? Imagine que nấo ocorre dissociąção do soluto.

Passo 1

O enunciado diz que uma solução aquosa congela a -3,04^\circ\mathrm{C}. Sabemos que água pura congela a 0^\circ\mathrm{C}. O conteúdo é de propriedades coligativas (depressão do ponto de congelação), e vamos usar a relação
\Delta T_f = K_f\,m
onde \Delta T_f é a depressão do ponto de congelação, K_f é a constante crioscópica da água e m é a molalidade da solução.

Passo 2

Calculamos a depressão do ponto de congelação como
\Delta T_f = T_f(\text{pura}) - T_f(\text{solução}) = 0^\circ\mathrm{C} - (-3,04^\circ\mathrm{C}) = 3,04^\circ\mathrm{C}.çã
A constante crioscópica da água é
K_f = 1,86^\circ\mathrm{C}\cdot\mathrm{kg}/\mathrm{mol}.

Passo 3

Isolando a molalidade na fórmula \Delta T_f = K_f\,m, obtemos
m = \frac{\Delta T_f}{K_f} = \frac{3,04^\circ\mathrm{C}}{1,86^\circ\mathrm{C}\cdot\mathrm{kg}/\mathrm{mol}} \approx 1,63\;\text{molal}.

Resposta

A molalidade da solução é aproximadamente 1,63 molal.

Exercícios relacionados