(1) A abordagem da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (RPECV) fornece um método para prever a geometria das moléculas, baseada na repulsão eletrostática dos pares de elétrons. Com base na RPECV é possível afirmar que: ( 1,5 ponto) (a) As moléculas de \mathrm{SO}_{3} e \mathrm{BF}_{3} apresentam geometria trigonal plana, enquanto a molécula de \mathrm{SF}_{6} possui geometria octaédrica. (b) Não há diferença entre pares isolados e ligantes, uma vez que ambos são sempre atraídos por ao menos um átomo. Por isso, não há diferença entre os ângulos de ligação da molécula de \mathrm{H}_{2} \mathrm{O} e de \mathrm{NH}_{3}.
(c) A molécula de \mathrm{SF}_{4} pode apresentar duas geometrias distintas, uma com o par isolado na posição axial e outra com o par isolado na posição equatorial, sendo ambas estruturas possíveis e estáveis pela RPECV.
(d) A abordagem da RPECV é capaz de trazer informações não somente sobre a geometria, mas também sobre a transições eletrônicas das moléculas, uma vez que essa abordagem é capaz de localizar os átomos tridimensionalmente.

Passo 1

O enunciado trata da RPECV (VSEPR) que prevê a geometria molecular a partir da repulsão entre pares de elétrons de valência. Precisamos avaliar quatro afirmações sobre geometria e efeitos de pares ligantes versus pares isolados, escolhendo a única correta.

Passo 2

Analisando (a): em \mathrm{SO}_{3} e \mathrm{BF}_{3} o átomo central tem três pares ligantes e nenhum par isolado, formando geometria trigonal plana; em \mathrm{SF}_{6} são seis pares ligantes e nenhum isolado, o que gera geometria octaédrica. Logo, (a) está correta.

Passo 3

Analisando (b): pares isolados exercem repulsão maior que pares ligantes, alterando ângulos de ligação. Em \mathrm{H}_{2}\mathrm{O} o ângulo é \approx104^\circ e em \mathrm{NH}_{3} \approx107^\circ. Portanto, há diferença entre pares isolados e ligantes, e (b) é falsa.

Passo 4

Analisando (c): em \mathrm{SF}_{4} há cinco domínios eletrônicos (trigonal bipirâmide) e o par isolado ocupa sempre posição equatorial (menor repulsão), não sendo estável no eixo. Assim, não existem duas geometrias igualmente estáveis, e (c) é falsa.

Passo 5

Analisando (d): a RPECV fornece apenas informações sobre a geometria molecular, não sobre transições eletrônicas ou espectros. Logo, (d) é falsa.

Resposta

(a)

Exercícios relacionados