Dê o nome sistemático dos seguintes compostos:

Passo 1

O enunciado pede para dar o nome sistemático (IUPAC) de um alcano ramificado cuja cadeia principal não é imediatamente óbvia. O conteúdo é nomenclatura de alcanos: precisamos identificar a cadeia mais longa, numerá-la de modo a dar os menores locantes possíveis, nomear e localizar todos os substituintes, e então montar o nome por ordem alfabética dos substituintes.

Passo 2

Determinar a cadeia mais longa possível de átomos de carbono. A partir da fórmula-bruta retirada do SMILES nota-se um esqueleto com 10 carbonos em linha (decano) e três ramificações (uma maior em um carbono e duas metilas em dois carbonos consecutivos). Verificamos que qualquer caminho que inclua uma das ramificações principais resultaria num total menor de carbonos do que seguir o tronco de 10 carbonos.

Passo 3

Numerar a cadeia de modo a obter o conjunto de locantes com a soma mínima. Se numerarmos começando da esquerda (como no SMILES), as ramificações aparecem nos carbonos 5, 6 e 7, soma =18. Se invertermos a numeração, elas aparecem nos carbonos 4, 5 e 6, soma =15. Logo, a numeração correta vai de direita para esquerda (do SMILES).

Passo 4

Identificar e nomear os substituintes com seus locantes:
  • No carbono 4 há uma metila → substituinte “4-metil”.
  • No carbono 5 há outra metila → substituinte “5-metil”.
  • No carbono 6 há uma cadeia de quatro carbonos (butil) que, no segundo carbono dessa cadeia, carrega uma metila → substituinte “6-(2-metilbutil)”.
Agrupando as metilas iguais: temos “4,5-dimetil”.

Passo 5

Ordenar por ordem alfabética dos substituintes (ignorando prefixos multiplicativos “di-”, “tri-”):
  • “2-metilbutil” (M…)
  • “metil” (M…)
Entre “dimetil” (D…) e “2-metilbutil” (M…), o D vem antes de M.

Resposta

4,5-Dimetil-6-(2-metilbutil)decano

Exercícios relacionados