Em abril de 1998, a imprensa noticiou que um enorme bloco de gelo se desprendeu da península Antártica, provavelmente em consequência do aquecimento global da Terra. No gelo desprendido, as moléculas estão unidas entre si por I ao passo que, no gelo seco, as moléculas prendem-se por II. Completa-se corretamente o texto pela substituição de I e II, respectivamente, por: a) forças de Van der Waals - ligações iônicas. b) pontes de hidrogênio - ligações metálicas. c) ligações covalentes polares - pontes de hidrogênio. d) ligações metálicas - ligações iônicas. e) pontes de hidrogênio - forças de Van der Waals.

Passo 1

Beleza, vamos recapitular o enunciado: em abril de 1998 um bloco de gelo se soltou da Antártida. No gelo “normal” (que é feito de moléculas de água, H2O), as moléculas se unem por uma força I; já no gelo seco (que é CO2 sólido), elas se mantêm juntas por uma força II. O conteúdo aqui é “forças intermoleculares” e precisamos saber quais delas atuam no gelo de água e no gelo seco para escolher I e II na alternativa correta.

Passo 2

Primeiro, o gelo de água. A molécula de água, H2O, é bem polar: o oxigênio puxa mais os elétrons do hidrogênio, gerando cargas parciais (δ– no O e δ+ nos Hs). Quando várias moléculas se aproximam, um hidrogênio de uma molécula interage fortemente com o par de elétrons livres do oxigênio de outra molécula. Essa atração forte e direcional é chamada de ponte de hidrogênio.

Passo 3

Explicando a ponte de hidrogênio:
  • Ocorre quando um átomo de hidrogênio ligado a um átomo muito eletronegativo (O, N ou F) interage com um par de elétrons livres de outro átomo eletronegativo vizinho.
  • No gelo, isso faz as moléculas “grudarem” firmemente, elevando o ponto de fusão da água comparado a moléculas de tamanho parecido.

Passo 4

Agora, o gelo seco. O CO2 é uma molécula linear e simétrica, então ela não é polar: não há carga positiva ou negativa permanente. Quando moléculas não polares se unem, a força que atua é a força de Van der Waals (especialmente o componente de dispersão de London), que é mais fraca e não envolve átomos eletronegativos específicos.

Passo 5

Juntando as duas informações:
I = pontes de hidrogênio (no gelo de água)
II = forças de Van der Waals (no gelo seco)
Isso corresponde à alternativa e).

Resposta

e) pontes de hidrogênio – forças de Van der Waals.

Exercícios relacionados