A acetonitrila CH3 CN é um solvente usado em algumas sinteses químicas. A autoionização da acetonitrila tem um valor de K=3,98 times 10^-35.
Qual a condição para uma substância ser considerada base em acetonitrila?

Passo 1

Então, vamos lá! A gente tem um exercício sobre química, especificamente sobre a acetonitrila ( CH3 CN), que é usada como solvente em algumas reações químicas. A questão nos dá o valor da autoionização da acetonitrila, que é K = 3,98 times 10^-35. E a pergunta é: qual é a condição para uma substância ser considerada base em acetonitrila? Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre autoionização e como as bases funcionam nesse contexto.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é autoionização. Autoionização é quando uma molécula de solvente se divide em íons. No caso da acetonitrila, isso seria algo como:
CH3CN <=ftharpoons CH3CN^+ + CH3CN^-
O valor de K nos mostra quão facilmente isso acontece. Como K é muito pequeno ( 3,98 times 10^-35), significa que a autoionização da acetonitrila ocorre muito pouco.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre bases. Em química ácido-base, uma base é uma substância que pode aceitar prótons (H⁺). Mas, para ser considerada uma base forte em um solvente, ela precisa ser capaz de aceitar prótons mais facilmente do que o solvente consegue doar prótons para ela.

Passo 4

A condição para uma substância ser considerada base em acetonitrila está relacionada com a constante de basicidade ( KB) da substância. Basicamente, KB precisa ser maior que a constante de autoionização do solvente ( K). Isso garante que a base pode aceitar prótons de forma eficaz, mesmo com a baixa autoionização da acetonitrila.

Resposta

Portanto, para uma substância ser considerada base em acetonitrila, a sua constante de basicidade ( KB) deve ser maior que 3,98 times 10^-35.

Exercícios relacionados