Analise a afirmativa, em verdadeiro ou falso, caso seja falsa justifique-a: Sabe-se que só se consegue um \mathrm{NC}=12 numa estrutura CFC , quando existe apenas um único tipo de elemento no material, dessa maneira é correto afirmar que, em hipótese alguma consigo uma coordenação 12 se existirem mais de um tipo de elemento em uma estrutura cristalina.

Passo 1

O enunciado afirma que só se obtém coordenação \mathrm{CN}=12 numa estrutura CFC quando existe apenas um tipo de elemento e, portanto, diz que “em hipótese alguma” haveria \mathrm{CN}=12 se houver mais de um tipo de átomo. O conteúdo envolve cristalografia de arranjos compactos e definição de número de coordenação.

Passo 2

Lembrando que o número de coordenação de um átomo é o número de vizinhos imediatos ligados a ele por distâncias iguais ou muito semelhantes. Numa rede cúbica de faces centradas \mathrm{CFC}, cada sítio atômico monoelementar tem \mathrm{CN}=12.
Entretanto, nada impede de uma estrutura CFC ser formada por dois (ou mais) tipos de átomos, desde que ocupem sítios de forma ordenada ou em solução sólida. O número de coordenação de um sítio é físico–geométrico e independe do fato de o vizinho ser idêntico ou diferente quimicamente.

Passo 3

Intermetálicos do tipo L 1_{2} (por exemplo, \mathrm{Ni_3Al}, \mathrm{Cu_3Au}) cristalizam numa variante da CFC em que átomos A ocupam os vértices e átomos B as faces, mas cada átomo A e cada átomo B continuam tendo 12 vizinhos imediatos (mistos A e B).
Logo, mesmo em estruturas com mais de um elemento, ainda se pode ter \mathrm{CN}=12 se a geometria for de empacotamento cúbico de faces centradas ou suas variantes ordenadas.

Resposta

FALSO. Em compostos ordenados tipo L 1_{2} (por exemplo, \mathrm{Cu_3Au}, \mathrm{Ni_3Al}) ou em soluções sólidas substitucionais CFC (por exemplo, ligas \mathrm{Cu–Ni}), cada átomo possui 12 vizinhos, embora sejam mistos em natureza química.

Exercícios relacionados