Assinale a alternativa correta. ( 1,0 ).
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco
Coordenação de Engenharia Mecânica Tratamentos Térmicos - TT26MC 14.04.2011 Prof. Dr. Dalmarino Setti
11.1) Os aços ABNT 1020 não são temperáveis. Isto ocorre porque (ENADE - Engenharias III, 2008).
A) é baixo o teor de carbono desses aços, e o cotovelo da curva TTT toca o eixo das ordenadas.
B) se trincam quando submetidos a um resfriamento rápido.
C) possuem elementos de liga que deslocam o cotovelo da curva TTT para a esquerda.
D) só possuem fase austenítica.
E) somente os aços-ligas são passíveis de têmpera, pois os aços comuns ao carbono não são.
11.2) O tratamento térmico efetuado em ligas ferrosas permite alterações microestruturais fundamentais para comportamento mecânico. Dependendo da velocidade resfriamento, entre outros fatores, a microestrutura obtida pode apresentar uma ou mais fases. Considerando-se as fases oriundas de tratamentos térmicos de ligas ferrosas, denomina-se bainita. (ENADE - Engenharias V, 2008).
A) o produto da transformação austenítica, cuja microestrutura consiste em ferrita ( \alpha ) com fina dispersão de cementita.
B) o ferro puro com estrutura cristalina cúbica de face centrada.
C) o produto da transformação austenítica com composição eutetóide, cuja estrutura consiste de camadas alternadas de ferrita e cementita.
D) a fase metaestável composta por ferro supersaturado de carbono, sendo produto de uma transformação atérmica da austenita.
E) a cementita primária, que existe adicionalmente à perlita para aços hipereutetóides.
11.3) Considerando o tratamento térmico da têmpera, conceitua-se como temperabilidade o (a): (Petrobrás 2008).
A) capacidade que o meio temperante possui de retirar calor ao material.
B) relação entre a dureza antes e depois da têmpera.
C) velocidade de transformação da martensita até o joelho da curva TTT.
D) suscetibilidade de endurecimento por um resfriamento rápido.
E) valor médio da dureza obtido no ensaio Jominy.
11.4) Ao estudar o processo de transformação martensítica, um engenheiro concluiu que essa transformação (Petrobrás 2011).
(A) ocorre exclusivamente nas ligas de ferro-carbono e é caracterizada, em parte, pela transformação com ausência de difusão.
(B) ocorre quando a velocidade de resfriamento é alta o suficiente, de modo que os átomos de carbono permanecem como impurezas substitucionais na martensita.
(C) ocorre de maneira que a austenita CFC experimenta uma transformação polimórfica em uma martensita tetragonal de corpo centrado (TCC).
(D) produz uma estrutura cristalina cuja célula unitária consiste em um cubo de face centrada, que foi alongado em uma de suas dimensões.
(E) produz uma solução sólida substitucional com átomos de carbono, capaz de se transformar rapidamente em outras estruturas, quando esses átomos são aquecidos.
11.5) O método que permite medir a temperabilidade dos aços e que consiste em resfriar uma série de barras cilíndricas de diâmetros crescentes, em condições controladas de resfriamento, é denominado método de (Petrobrás 2011).
(A) Bain.
(B) Boegehold.
(C) Grossmann.
(D) Jominy.
(E) Paxton.

Passo 1

O enunciado apresenta cinco questões de múltipla escolha sobre tratamentos térmicos de aços-carbono: temperabilidade, fases resultantes da transformação da austenita (perlita, bainita, martensita), curva TTT e métodos de ensaio (Jominy, Grossmann). Para resolver precisamos conhecer o diagrama Fe–C, comportamento da curva TTT, características da bainita e da martensita, e os testes usados para medir a profundidade de têmpera.

Passo 2

Questão 11.1: “Os aços ABNT 1020 não são temperáveis.” O teor de carbono desses aços é de aproximadamente \,0,20\% em massa, bem abaixo do eutetóide 0,76\%. Com tão pouco carbono, a curva TTT tem seu “cotovelo” posicionando-se em tempos praticamente nulos, tocando o eixo das ordenadas (temperatura vs. tempo), ou seja, a austenita sempre se transforma em perlita ou ferrita antes que se possa formar martensita por têmpera. Logo a resposta é a alternativa A.

Passo 3

Questão 11.2: “Denomina-se bainita…” A bainita é o produto da transformação da austenita por resfriamento a velocidades intermediárias. Sua microestrutura consiste de ferrita \alpha com fina dispersão de cementita \text{Fe}_3\text{C}. As demais descrições correspondem a perlita (camadas alternadas), ferro puro ou outras fases. Assim, a alternativa correta é A.

Passo 4

Questão 11.3: “Temperabilidade é o(a):” Temperabilidade é a suscetibilidade que o aço possui de endurecer (formar martensita) quando submetido a resfriamento rápido. Não se trata da capacidade do meio de resfriar, nem da dureza antes/depois, nem do ensaio Jominy em si. Portanto, a alternativa D está correta.

Passo 5

Questão 11.4: Na transformação martensítica, a austenita cúbica de face centrada (CFC) sofre polimorfismo para martensita corpo centrado de base tetragonal (TCC), em processo atérmico e sem difusão. Isso corresponde exatamente à alternativa C.

Passo 6

Questão 11.5: O método que mede a temperabilidade usando barras cilíndricas de diâmetros variados em condições controladas de resfriamento é o método de Grossmann. O ensaio Jominy usa apenas uma barra e resfria uma única face. Logo, a alternativa correta é C.

Resposta

11.1 A
11.2 A
11.3 D
11.4 C
11.5 C

Exercícios relacionados