Assinale o(s) parâmetro(s) cromatográfico(s) que NÃO afeta o tempo de retenção de uma determinada substância em cromatografia gasosa. Justifique sua resposta.
( ) temperatura do forno das colunas.
( ) polaridade da fase estacionária.
( ) vazão do gás de arraste.
( ) % de fase estacionária no suporte sólido.
( ) temperatura do
detector.

Passo 1

O enunciado pergunta qual(is) parâmetro(s) em cromatografia gasosa NÃO altera o tempo de retenção t_R de um analito. Para isso vamos usar a teoria básica de retenção em CG, na qual
t_R = t_0\,(1 + k)
sendo t_0 o tempo morto (tempo de trânsito do gás de arraste) e k o fator de capacidade, dado por
k = \frac{K\,V_s}{V_m}
onde K é o coeficiente de partição analito–fase estacionária, V_s é o volume da fase estacionária e V_m o volume da fase móvel.

Passo 2

Analisando como cada parâmetro afeta t_0 ou k:
– Temperatura do forno da coluna: altera K pela dependência térmica da partição e também muda a viscosidade do gás (logo t_0). Portanto muda t_R.
– Polaridade da fase estacionária: modifica diretamente K, isto é, as interações analito–fase. Logo muda k e, consequentemente, t_R.
– Vazão do gás de arraste: altera t_0 (tempo morto) e, indiretamente, a cinética de equilíbrio, mudando t_R.
\% de fase estacionária no suporte sólido: varia V_s e, portanto, k. Logo altera t_R.

Passo 3

A temperatura do detector não entra na equação de retenção, pois todo o processo de separação já ocorreu dentro da coluna. O detector apenas registra o sinal, sem alterar t_0 nem k.

Resposta

( ) temperatura do forno das colunas.
( ) polaridade da fase estacionária.
( ) vazão do gás de arraste.
( ) \% de fase estacionária no suporte sólido.
(*) temperatura do detector.

Exercícios relacionados