Uma barra de aço deve ser projetada para suportar uma carga de tração com um fator de segurança FS. O valor da tensão de projeto da barra será determinado.
a) Multiplicando-se a tensão de escoamento do material por FS.
b) Multiplicando-se a tensão de ruptura do material por FS.
c) Dividindo-se a deformação referente ao limite de resistência do material por FS.
d) Dividindo-se a deformação de ruptura do material por FS.
e) Dividindo-se a tensão de escoamento do material por FS.

Passo 1

Beleza, vamos resumir o que o enunciado pede. A gente tem uma barra de aço que vai sofrer tração e quer garantir um Fator de Segurança (FS). O objetivo é descobrir qual tensão (“tensão de projeto” ou “tensão admissível”) a gente deve usar pra desenhar essa barra. Matéria envolvida: Mecânica dos Materiais (Resistência dos Materiais), mais especificamente o conceito de fator de segurança e como ele se relaciona com a tensão de escoamento e de ruptura.

Passo 2

Primeiro, bora lembrar o que é Fator de Segurança (FS). FS é um número que serve pra deixar o projeto mais “grosso” do que o mínimo necessário. Em geral, define-se:
FS = tensão de resistência do materialtensão de projeto admissívelãêãí
Ou seja, a tensão que o material aguenta (por exemplo, a tensão de escoamento sigmarm proj = tensão do materialFS ou a tensão de ruptura ) dividida pela tensão que a gente usa pra projetar. Daí, isolando a tensão de projeto:
ã

Passo 3

Agora, qual tensão do material a gente usa? Em projeto de barras de aço sujeitas a tração, normalmente consideramos a tensão de ESCOAMENTO sigmarm projeto = sigmayFS, porque é o ponto onde o material começa a deformar plasticamente (e a gente quer evitar esse início de escoamento). Logo:

Resposta

Alternativa e): Dividindo-se a tensão de escoamento do material por FS.

Exercícios relacionados