Com base na teoria de VSPER prediga a forma da molécula do metanal.
Passo 1
Beleza, a questão pede: “Com base na teoria de VSEPR, prediga a forma da molécula do metanal.” O metanal é o H₂C=O (fórmula química). O conteúdo aqui é a teoria de repulsão de pares eletrónicos na camada de valência (VSEPR em inglês), e vamos precisar:
- Desenhar a estrutura de Lewis do metanal.
- Contar quantos “domínios” eletrónicos (ligações e pares isolados) existem no átomo de carbono central.
- Aplicar a regra VSEPR para achar a geometria que minimiza a repulsão entre esses domínios.
Passo 2
Desenhando a estrutura de Lewis do metanal (H₂C=O):
- Contamos elétrons de valência:
- C tem 4 elétrons, cada H tem 1, e O tem 6.
Total = 4 + 2·1 + 6 = 12 elétrons.
- C tem 4 elétrons, cada H tem 1, e O tem 6.
- Ligamos o C a dois H e ao O, consumindo 3 ligações simples → 6 elétrons.
- Para completar 12 elétrons, colocamos mais 6 ao redor do O. Mas aí ele fica com 10! Então precisamos de dupla ligação C=O. Assim:
- C–H (2 ligações simples)
- C=O (1 ligação dupla)
- Os elétrons restantes completam os pares isolados do O.
Em LaTeX, a estrutura simplificada é:
H–C(=O)–H
H–C(=O)–H
Passo 3
Agora identificamos os domínios eletrónicos no carbono central:
- Ligação C–H → 1 domínio
- Ligação C–H → 1 domínio
- Ligação dupla C=O → conta como 1 domínio (duplas contam como uma “unidade” na VSEPR)
Total de domínios = 3.
Na teoria VSEPR, 3 domínios sem pares isolados no carbono resulta numa geometria que distribui esses três domínios a 120° um do outro, minimizando repulsão.
Na teoria VSEPR, 3 domínios sem pares isolados no carbono resulta numa geometria que distribui esses três domínios a 120° um do outro, minimizando repulsão.
Resposta
A molécula de metanal (H₂C=O) é trigonal plana, com ângulos aproximados de 120° em torno do átomo de carbono central.