Em cada alternativa estão apresentados dois compostos diferentes. Em cada uma delas, indique qual provavelmente terá o maior ponto de ebulição normal justificando a escolha.
iodo ( \mathrm{I}_{2} ) ou flúor ( \mathrm{F}_{2} )?

Passo 1

O enunciado pede para comparar o ponto de ebulição normal de duas moléculas diatômicas homonucleares, \mathrm{I}_{2} e \mathrm{F}_{2}. O conteúdo envolvido é a teoria das forças intermoleculares, em especial as forças de dispersão de London.

Passo 2

Tanto \mathrm{I}_{2} quanto \mathrm{F}_{2} são moléculas apolares, logo a única interação entre suas moléculas são as forças de dispersão de London. Essas forças surgem da polarização instantânea dos elétrons e crescem com o número de elétrons e a facilidade de polarização (polarizabilidade) da molécula.

Passo 3

A massa molar de \mathrm{F}_{2} é aproximadamente
M(\mathrm{F}_{2}) = 19{,}0 \times 2 = 38\\ \mathrm{g/mol},
enquanto a de \mathrm{I}_{2} é
M(\mathrm{I}_{2}) = 127{,}0 \times 2 = 254\\ \mathrm{g/mol}.
Como \mathrm{I}_{2} tem muito mais elétrons e maior polarizabilidade, suas forças de dispersão são muito mais intensas do que as de \mathrm{F}_{2}.

Passo 4

Forças de dispersão mais intensas exigem mais energia (temperatura) para separar as moléculas no processo de ebulição. Portanto, \mathrm{I}_{2} terá ponto de ebulição normal bem mais alto que \mathrm{F}_{2}.

Resposta

\mathrm{I}_{2} possui maior ponto de ebulição normal.

Exercícios relacionados