Calcule a concentração do NaOH utilizado no experimento, a partir dos dados de titulação do mesmo utilizando-se a solução de biftalato de potássio 0,098 molL^-1.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Precisamos calcular a concentração do NaOH usado em um experimento de titulação. Para isso, vamos usar uma solução de biftalato de potássio com concentração conhecida de 0,098 molL^-1. A matéria envolvida aqui é a estequiometria das reações químicas, especificamente a reação de neutralização entre um ácido e uma base.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar a reação química que ocorre durante a titulação. O biftalato de potássio (KHC₈H₄O₄) reage com o NaOH da seguinte forma:
KHC8H4O4 + NaOH KNaC8H4O4 + H2O
Isso significa que 1 mol de biftalato de potássio reage com 1 mol de NaOH.

Passo 3

Para encontrar a concentração do NaOH, precisamos usar a fórmula de titulação:
C1 V1 = C2 V2
Onde:
  • C1 é a concentração da solução de biftalato de potássio ( 0,098 molL^-1).
  • V1 é o volume da solução de biftalato de potássio utilizada.
  • C2 é a concentração do NaOH que queremos encontrar.
  • V2 é o volume do NaOH utilizado na titulação.

Passo 4

No entanto, para aplicar essa fórmula, precisamos dos valores de V1 e V2. Sem esses dados, não conseguimos calcular a concentração do NaOH. Geralmente, esses valores são fornecidos no enunciado do exercício ou nos dados experimentais.

Resposta

Para calcular a concentração do NaOH, precisamos dos valores dos volumes utilizados na titulação ( V1 e V2). Com esses dados, podemos aplicar a fórmula C1 V1 = C2 V2 e encontrar C2. Sem essas informações, não é possível determinar a concentração do NaOH.

Exercícios relacionados