1. Calcule a intensidade da luz emitida da superfície do Sol no intervalo entre 600,0 \mathrm{~nm} e 605,0 \mathrm{~nm}. (Sugestão: ao invés de calcular a área embaixo da curva do gráfico radiância espectral versus \lambda, entre esses limites, aproxima a área pelo produto da altura medida no \lambda médio vezes a largura do intervalo.)

Passo 1

O enunciado pede para calcular a intensidade de luz emitida pela superfície do Sol no intervalo de comprimentos de onda entre \,600{,}0\\ \mathrm{nm} e \,605{,}0\\ \mathrm{nm}, aproximando a área sob a curva de radiância espectral L_\lambda versus \lambda pelo retângulo de base \Delta\lambda = 605{,}0 - 600{,}0 = 5{,}0\\ \mathrm{nm} e altura igual a L_\lambda no comprimento de onda médio \lambda_m = (600{,}0 + 605{,}0)/2 = 602{,}5\\ \mathrm{nm}.

Passo 2

Para aplicar essa aproximação precisamos do valor numérico da radiância espectral L_\lambda(\lambda_m), retirado do gráfico de L_\lambda versus \lambda. Como o gráfico (ou tabela) não foi fornecido, não dispomos de L_\lambda(602{,}5\\ \mathrm{nm}).

Resposta

Não é possível calcular a intensidade solicitada sem o valor da radiância espectral L_\lambda no comprimento de onda médio, pois o gráfico ou a tabela necessária não foi disponibilizado.

Exercícios relacionados