(CEFET-CE) Em 2005, Ano Mundial da Física, comemora-se o centenário da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Entre outras conseqüências esta teoria poria fim à idéia do éter, meio material necessário, semelhantemente ao som, através do qual a luz se propagava. O jargão popular “tudo é relativo” certamente não se deve a ele, pois seus postulados estão fundamentados em algo absoluto: a velocidade da luz no vácuo -300000 km / s.
Hoje sabe-se que:
I. O som propaga-se no vácuo.
II. A luz propaga-se no vácuo.
III. A velocidade da luz no vácuo é a velocidade limite do universo.
É (são) verdadeira(s):
a) todas
b) nenhuma
c) somente II
d) II e III
e) somente III

Passo 1

O enunciado apresenta três afirmações sobre propagação de ondas e o postulado da Teoria da Relatividade: I. o som no vácuo, II. a luz no vácuo, III. a luz como velocidade limite. Vamos usar conhecimentos de propagação de ondas mecânicas e eletromagnéticas e o princípio de que a velocidade da luz no vácuo, c = 3times10^5,km/s, é a velocidade máxima permitida.

Passo 2

Analisando cada afirmação: I. Som é onda mecânica e precisa de meio material, portanto não se propaga no vácuo (falsa). II. Luz é onda eletromagnética e se propaga no vácuo (verdadeira). III. Segundo a relatividade restrita, c é a velocidade limite no universo (verdadeira).

Passo 3

As únicas afirmações verdadeiras são II e III, correspondendo à alternativa d).

Resposta

d) II e III

Exercícios relacionados