1. O chefe de uma seção com 5 funcionários deu a eles 1 ingresso da final de um campeonato para que fosse sorteado. Após escreverem seus nomes em papéis idênticos, eles colocaram tudo em um saco para fazer o sorteio. Qual é a chance que cada um tem de ser sorteado?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos 5 funcionários que colocaram seus nomes em papéis iguais dentro de um saco para sortear quem vai ganhar 1 ingresso para a final de um campeonato. A matéria que vamos usar aqui é probabilidade, e precisamos calcular a chance de cada funcionário ser sorteado.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que probabilidade é a medida de quão provável é que um evento aconteça. No nosso caso, o evento é um funcionário ser sorteado.

Passo 3

Como todos os papéis são idênticos e o sorteio é justo, cada funcionário tem a mesma chance de ser escolhido. Isso significa que a probabilidade é igual para todos.

Passo 4

Para calcular a probabilidade, usamos a fórmula básica:
P = número de casos favoráveisnúmero total de casos úáú

Passo 5

Aqui, o número de casos favoráveis para um funcionário específico é 1 (já que há apenas um ingresso), e o número total de casos é 5 (os 5 funcionários).

Passo 6

Substituindo na fórmula:
P = 15

Resposta

Cada funcionário tem uma chance de 15 ou 20% de ser sorteado.

Exercícios relacionados